sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O nosso baptismo

 
No próximo domingo, celebramos a festa do Baptismo de Jesus e todos sabemos que Jesus mandou aos seus apóstolos que fossem pelo mundo pregar a Sua Boa Nova e depois baptizassem todos os que a aceitassem.
Este é um dos sacramentos que todas as diversas denominações cristãs celebram. A Igreja Católica e as tradições Luteranas, Anglicanas, Reformadas e Metodistas insistem mesmo no baptismo das crianças porque "tendo nascido com o pecado original, elas têm necessidade de ser libertadas do poder do Maligno e de ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus"(Catecismo da Igreja Católica, n.º 258).
Neste ano da Fé é bom reflectirmos no que o baptismo operou em nós e nas consequências que daí resultam:
1. Passamos a ser filhos de Deus e a ser templos da SS. Trindade, participando assim da natureza divina
(2 Ped 1,4);
2. Tornamo-nos membros de Cristo, "incorporados" em Cristo, na sua morte e ressurreição, "revestidos" e "enxertados" n'Ele;
Passamos a fazer parte do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, fazendo parte do Povo de Deus; ornamo-nos novas criaturas e por isso devemos "caminhar numa vida nova" (Rom 6, 4), "mortos para o pecado e vivos para Deus em Jesus Cristo" (Rom 6, 11). Assim, devemos fazer a vontade do Pai, pois a salvação não é automática e o baptismo não nos salva, se não fizermos a vontade de Deus;
3. Devemos ser Luz do mundo, procurando levar aos outros, pelo exemplo e pela palavra, a Boa Boa que Jesus veio trazer ao mundo e que vivida nos conduzirá à salvação, já a começar neste mundo.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.