domingo, 2 de outubro de 2016

Arciprestado de Tarouca e Armamar peregrinou até ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa

Ano Santo da Misericórdia. Dois de outubro de 2016. Dezenas de peregrinos do Arciprestado de Tarouca e Armamar fizeram a experiência espiritual da passagem pela Porta Santa no Santuário de Nossa Senhora da Lapa.
A Porta Santa só se abre durante um Ano Santo e significa que se abre um caminho extraordinário para a salvação.
As pessoas concentraram-se junto ao Cruzeiro. Após uma palavra de explicação e motivação, seguiram-se cânticos e leitura de excertos de " O Rosto da Misericórdia", Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, do Papa Francisco.
Seguidamente o povo de Deus caminhou em direção à Porta Santa. Ali, através de leituras bíblicas e da referida Bula foi explicado o sentido de "passar a Porta Santa". Rezou-se a oração do Ano da Misericórdia, do Papa Francisco.
Seguidamente as pessoas foram atravessando devagar a Porta Santa, como quem interioriza o sentido do momento. Seguiu-se a Eucaristia, presidida pelo Arcipreste e concelebrada por um bom número de párocos do Arciprestado. Após os ritos próprios , como a aspersão do povo com água benta, a Missa continuou normalmente, terminando com a oração pelo Santo Padre.
Igreja completamente à cunha, sendo bem pequena para tanta gente. Mas na Casa da Mãe há sempre um lugarzinho para cada filho...
Muita gente aproveitou para, no fim da Eucaristia, saudar Nossa Senhora diante da Sua Imagem na Gruta.
Bastante gente ficou para a partilha de lanches no parque das merendas.
Para muitas pessoas ir à Lapa e não se abastecer do seu famoso pão é como ir a Roma e não ver o Papa. Daí, pelo que ouvimos, os peregrinos tenham esgotado o pão nas padarias da localidade.
Esteve mesmo muita gente nesta peregrinação. Felizmente assinalamos um bom grupo da Paróquia de São Pedro de Tarouca. Parabéns a eles! Se pensarmos que toda a zona se encontra, nesta altura, envolvida em vindimas e apanha da fruta, mais é de enaltecer o bom grupo presente.
Senhora da Lapa, Mãe de Misericórdia, rogai por nós! Defendei-nos em nossas aflições. Ajudai-nos a testemunhar e anunciar Jesus Cristo, o Salvador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.