quinta-feira, 18 de abril de 2013

Igreja não deve ser 'baby-sitter'

 
O papa Francisco rejeitou hoje uma Igreja feita de rotinas, em que os fiéis se contentam com o baptismo e que seria apenas uma simples "baby-sitter", cuja missão seria adormecer as crianças que lhe foram confiadas. "Por vezes, pensamos: fui baptizado, fiz a primeira comunhão, a confirmação, o meu bilhete de identidade está em ordem. Agora posso dormir tranquilo: sou cristão", observou, durante a missa diária na casa de Santa Marta, no seu estilo simples e cheio de imagens.
"Mas onde está a força do Espírito que te faz avançar?", disse, pedindo uma Igreja "mãe", cujas crianças se sentem levadas a transmitir a mensagem que receberam.
Quando isto não é feito, a Igreja não se transforma numa mãe, mas numa 'baby-sitter', cuja função é adormecer a criança, lamentou Francisco.
"A Igreja não pode ser uma 'baby-sitter' para os cristãos, deve ser uma mãe e é por esta razão que os laicos devem assumir as suas responsabilidades de baptizados", disse perante os funcionários do banco do Vaticano, o IOR, pedindo aos católicos que saiam de si mesmos, dos pensamentos habituais e dos caminhos já percorridos.
O novo papa argentino vive na casa de Santa Marta desde que foi eleito, a 13 de Março, e ainda não se mudou para o apartamento papal.
Francisco celebra todos os dias missa na capela desta casa, recebendo diferentes categorias de funcionários do Vaticano.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.