segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bispo de Viseu aborda os incêndios

--

Bispo pede «responsabilidade» mas também «educação» e «formação» para cuidar de «um dom» que é para todos

 D. Ilídio Leandro afirma a necessidade de serem apuradas “responsabilidades” nos incêndios que estão a mobilizar centenas de bombeiros, e defende que será através da educação e da formação que tais ocorrências serão evitadas.
O bispo de Viseu assinala que “há muitos responsáveis” e que é necessário apurar essas responsabilidades, mas é pela via “educativa, formativa, recreativa e fruitiva” que se evitam os incêndios, pois a floresta será vista como um “bem a preparar, a estimar e a prevenir”, como um “dom” que é para todos, afirma num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
D. Ilídio Leandro diz que através da "educação e da formação" se evitam os “olhares interesseiros e vingativos” sobre os incêndios que fustigam a diocese a que preside.
O prelado, “como cristão e bispo de Viseu”, reza pela bombeira Ana Rita Pereira, dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche, que faleceu na passada quinta-feira, e pelas “rápidas melhoras” de Joaquim da Silva Mendes, presidente da Junta de Freguesia de Queirã, a 17 quilómetros oeste de Viseu, que ficou com cerca de 60% do corpo queimado quando ajudava a apagar um incêndio.
D. Ilídio Leandro solidariza-se e intercede pelas “rápidas melhoras” das demais pessoas feridas e preocupa-se pelos bens perdidos nos incêndios, apontando as “trágicas consequências” para a região de Viseu.
Mais de 850 bombeiros apoiados por quase 250 veículos combatiam esta manhã sete incêndios de grandes proporções, de acordo com a informação disponível no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Em Oliveira de Frades, distrito de Viseu, lavra o incêndio que está a mobilizar mais meios em Portugal.
Em tempo de férias, o prelado afirma “não esquecer as preocupações pastorais” e destaca também os migrantes que “vão e vêm”, procurando descanso “nas terras de origem junto das famílias e amigos”, desejando-lhes “um bom período de descanso” com “saúde, paz, alegria e trabalho”.
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.