terça-feira, 1 de outubro de 2013

Papa reúne-se com Conselho de Cardeais

Santa Sé diz que encontros dos próximos dias são reservados e exclui decisões imediatas

 
O Papa Francisco vai reunir-se pela primeira vez entre hoje e quinta-feira com o grupo de oito cardeais dos cinco continentes que nomeou em abril para o aconselharem.
O novo "Conselho de Cardeais" tem a missão de promover o aperfeiçoamento do documento que regulamenta a Cúria do Vaticano, organismos centrais no governo da Igreja Católica, a constituição 'Pastor bonus', de João Paulo II.
A sala de imprensa da Santa Sé divulgou um comunicado no qual pede aos jornalistas que tenham “presente que esse grupo foi constituído para dar conselhos ao Papa e não para tomar decisões próprias”.
A nota acrescenta que esta é “uma primeira reunião, a que se vão seguir outros”, e que os participantes devem seguir “critérios de reserva sobre os conteúdos das consultas”.
O Papa Francisco afirmou numa entrevista divulgada no último dia 19 que as mudanças e reformas na Igreja exigem tempo e discernimento, frisando que esta consulta ao grupo dos oito não é uma decisão simplesmente sua, “mas é fruto da vontade dos cardeais, tal como foi expressa nas Congregações Gerais antes do Conclave”, em março.
O grupo, coordenado por Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, e presidente da Cáritas Internacional, inclui Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile, e Oswald Gracias, arcebispo de Bombaím, na Índia.
Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising (Alemanha), Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston, nos EUA, e George Pell arcebispo de Sydney, na Austrália, completam o elenco do conselho que tem como secretário D. Marcello Semeraro, bispo da diocese italiana de Albano.
A Constituição Apostólica 'Pastor bonus' (O bom pastor) foi publicada pelo Papa João Paulo II (1920-2005) a 28 de junho de 1988.
A estrutura dos principais departamentos da Cúria Romana (dicastérios), as reuniões de cardeais e as visitas que os bispos de cada país fazem regularmente ao Vaticano para se encontrarem com o Papa e discutirem com ele a situação das suas dioceses constituem alguns dos assuntos tratados no primeiro capítulo do documento.
O texto define a identidade e funções da Secretaria de Estado do Vaticano, congregações, tribunais, e conselhos pontifícios, além das instituições ligadas à Santa Sé e outros organismos da Cúria.
O cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston, defendeu no último dia 12, em Fátima, mais “colegialidade”, “participação” e "comunicação" na Igreja e assume como “primeira preocupação” a reforma da Cúria para que Papa “tenha os colaboradores que precisa”.
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.