domingo, 20 de outubro de 2013

QUEM PODE PARTICIPAR NESTES ENCONTROS DE ORAÇÃO?

 
O Grupo de Oração e Amizade reúne-se em cada 3º domingo do mês diante do Santíssimo Sacramento para louvar e agradecer, bendizer e adorar, aclamar o Deus trino de amor a Quem se suplica  e pede confiadamente por todos e cada um.
 
Em cada mês, um dos membros do Grupo prepara a oração em casa, organiza-a, fotocopia-a e distribui-a pelos presentes. Segue-se um momento de preparação e sintonização. Então, já com o Senhor exposto, inicia-se a oração.
 
É admirável o trabalho responsável desta gente! Na maneira como prepara a oração e no modo como reza.
Não, não é uma oração piegas, à velha maneira, estilo "eu tenho um gozo na alma". É uma oração que parte da Palavra de Deus que congrega e confronta a vida. É vida que se parte e reparte com Jesus ressuscitado presente. Sobretudo Cristo é o Mestre aos pés de Quem se aninham as pessoas como discípulos. Daí os muitos momentos de vivo silêncio.
 
A oração é contextuada pela Palavra que a liturgia do momento apresenta e pela proposta eclesial coeva. Em Outubro, esteve muito presente o Dia Mundial das Missões. É que a Igreja existe para anunciar Cristo. Anúncio que começa em casa e se estende até aos confins do mundo.
 
No fim do encontro de oração, há sempre um gostoso momento de partilha na amizade, feita acolhimento, desabafo, conforto, esperança, solidariedade.
 
QUEM PODE PARTICIPAR NESTES ENCONTROS
DO 3º DOMINGO DO MÊS?
 
O grupo tem portas e janelas abertas para entrar quem quiser. Quem vier  é sempre acolhido e deixa os que estão felizes. Mais, vai sentir-se bem.
 
A QUE HORAS SÃO OS ENCONTROS  DE ORAÇÃO?
Em cada terceiro domingo do mês. Durante a vigência da hora de Verão, às 18 horas; durante a hora de Inverno, às 17 horas.

MAS NO 3º DOMINGO DO MÊS NÃO É SANTA HELENA?
Sim. Em Santa Helena há terço e Missa no 3º domingo do mês. Durante a hora de Verão, o terço começa às 16.30, seguido da Missa; na hora de Inverno, o terço começa às 15.30 horas, seguido de Missa.
Como pode ver, não há colisões.

QUE OUTROS MOMENTOS DE ORAÇÃO EXISTEM NA PARÓQUIA?
Em cada 1ª sexta-feira, pela tardinha, há terço, Eucaristia, exposição e bênção do Santíssimo Sacramento.
Além destes, há outros que têm a ver com as dinâmicas dos vários grupos paroquiais e/ou com momentos específicos da vida da Paróquia como o lauspere quaresmal, novenas, procissões, etc.
Por exemplo, ainda há dias, num encontro do Apostolado da Oração e dos Ministros Extraordinários da Comunhão foram rezadas as Vésperas. E em cada encontro da Escola da Fé, termina-se sempre com a recitação das Completas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.