terça-feira, 5 de novembro de 2013

Documento preparatório Sínodo da família vai discutir sobre casais de segunda união



Documento preparatório Sínodo da família vai discutir sobre casais de segunda união
Uma conferência de imprensa no Vaticano nesta terça-feira, 5, apresentou o documento de preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Entre os temas a serem abordados na reunião, estará a questão dos casais de segundo união.

Para atender os jornalistas, estiveram presentes o Secretário geral dessa próxima assembleia, Dom Lorenzo Baldisseri, o relator geral, Cardeal Péter Erd?, arcebispo de Esztergom-Budapest, Hungria e o secretário especial, Dom Bruno Forte.

Dom Lorenzo explicou que a temática se insere em um itinerário de duas etapas. A primeira é propriamente a Assembleia Geral Extraordinária de 2014, que busca colher testemunhos e propostas dos bispos para anunciar e viver o Evangelho na família. A segunda é a Assembleia Geral Ordinária, prevista para 2015, com o objetivo de buscar diretrizes operacionais para a pastoral da pessoa humana e da família.

O secretário geral lembrou que foi feito um convite às dioceses para difundir o documento preparatório a fim de obter dados concretos e reais sobre a temática sinodal. Ele informou que já está prevista uma segunda reunião do Conselho da Secretaria para o mês de fevereiro para analisar as respostas, que devem ser enviadas até fim de janeiro de 2014.

O relator Geral, Cardeal Péter Erd?, destacou alguns pontos de ordem pastoral e canônica, apresentados pelo Documento preparatório. Entre eles, a importância de preparar bem aqueles que se encaminham para o matrimônio. A questão dos casais de segunda união também foi abordada, apontando o cuidado que a Igreja tem para não haver marginalização. O assunto será tratado de modo minucioso durante o Sínodo, destacou o Cardeal.

“Atenção, acolhida e misericórdia constituem o estilo que o Papa Francisco testemunha”, destacou o secretário especial, Dom Bruno Forte. Segundo ele, este estilo acompanhará todo o trabalho da Assembleia Extraordinária. “O convite que surge (da Assembleia) é colocar-se em escuta dos problemas e das expectativas que hoje vivem tantas famílias, manifestando a elas a proximidade e de modo credível a Misericórdia de Deus”, concluiu o secretário.

A 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos será realizada no Vaticano de 5 a 19 de outubro de 2014. O tema é “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.
Veja  aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.