segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Autarca refere uma passagem do Evangelho numa sessão pública



Dia 1 de dezembro. Sessão Solene da comemoração do 39º aniversário dos Bombeiros de Tarouca.
Já todos ouvimos políticos  referir Deus nas suas intervenções públicas. Frases como "Deus nos ajude", "Deus vos pague", "Deus nos proteja" e outras.
Mas o normal é ouvirmos políticos a citar escritores, poetas, filósofos, estadistas e, sobretudo nos tempos que correm,  economistas.
No dia-a-dia das pessoas, ouvimo-las citar jogadores, treinadores, presidentes de clubes,  cantores, artistas, jet-set...
A Bíblia rarissimamente é citada. Não é de bom tom, não é politicamente correto fazê-lo. Há como que uma vergonha social de assumir a Palavra de Deus.
Podemos, por exemplo,  constatar isto no facebook. Um pensamento ilustrado de alguém, mesmo desconhecido, recebe inúmeros "gosto". Mas se for um pensamento bíblico, nada!... Parece que as pessoas têm vergonha da Palavra de Deus, a única que salva.
Pois na referida sessão solene, o novo presidente da Câmara Municipal não teve vergonha de referir uma passagem do Evangelho. Não está em causa a citação, está em causa que a fez, rompendo o politicamente correto, assumindo-se como crente na política.
Há políticos cristãos que deixam a fé à porta do partido ou do cargo que exercem. Mas também há políticos cristãos que levam a sua fé para a intervenção sócio-política, felizmente.
Se virmos muitos  políticos, comentadores e outra gente tida como importante, o normal é assumirem-se como ateus, ou como não tendo fé, ou como agnósticos. Parece que hoje é o que está a dar... É o politicamente correto. Muito poucas dessas pessoas cristãs se afirmam publica e declaradamente como cristãos.
Parece que há liberdade para todos, menos... para se declarar que se é cristão.
E não venham com a história de fundamentalismos. Tanto pode ser fundamentalista um ateu, um  agnóstico, um indiferente,  como um dito cristão. Aliás o Evangelho é a boa notícia do respeito, da liberdade, sem deixar de propor a verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.