sexta-feira, 30 de maio de 2014

1 de junho: Dia Mundial da Criança

--
Dia Mundial da Criança será celebrado em Tarouca
O Município de Tarouca, em colaboração com o Agrupamento de Escola de Tarouca, dedicará o próximo domingo, 1 de junho, às crianças do concelho.
Durante todo o dia, o Centro Cívico de Tarouca será recheado de vários equipamentos e atividades, exclusivamente dedicados aos mais novos.
De acordo com o executivo da Câmara Municipal de Taro...uca o Dia Mundial da Criança é uma data que tem de ser marcada no concelho, não só para proporcionar momentos de convívio e de animação às nossas crianças, mas também para promover pontes de contacto entre os tarouquenses.
Será pelas 10h que a agitação se iniciará no Centro Cívico de Tarouca, onde os mais pequenos poderão fazer slide, rappel, escalada entre outros desportos de aventura, estando prevista a sua continuação durante o período da tarde, que ficará marcado por várias atividades, nas quais se destacam momentos de dança e uma largada de balões, na qual cada criança deixará uma mensagem.
(Município de Tarouca, Facebook)

A TODAS AS CRIANÇAS
Repomos agora um texto que foi publicado neste blog há tempos.
Queremos homenagear com ele todas as crianças. Dizer-lhes muito obrigado por tudo o que são e ensinam.
Jesus,
Sou o João, tenho 11 anos e ando no 6º ano.

Na catequese, ensinaram-me que Tu sabes tudo,
que conheces cada um por dentro e por fora.
Por isso, perdoa-me estar a lembrar-Te aquilo que já sabes.
Mas eu preciso de falar com Alguém que me compreenda.

Jesus, no ano passado, no Natal,
Eu não pedi ao Pai Natal, que já não tenho idade
para a creditar nessas coisas. Pedi-Te a ti. Lembras?

Pedi que os meus pais tivessem saúde e trabalho;
pedi que eu fosse capaz de estar mais atento nas aulas;
Pedi por todos os meninos a quem os adultos
não deixam ser crianças;
e também te pedi uns ténis novos e um telemóvel.

Os meus pais têm tido trabalho e saúde,
eu também melhorei o comportamento
e subi as notas. Obrigado, Jesus!
Mas continuo a ouvir falar de meninos com fome,
sem família, sem escola, sem amor, sem respeito...
Os homens maus não Te deixam fazer nada por eles,
é isso, Jesus?

Também não tive o telemóvel nem os ténis de marca.
Sabes, Jesus, nunca tive!
Os meus pais dizem que ganham o ordenado mínimo
e que têm de pagar a casa e o carro que tiveram de comprar
para poderem ir trabalhar e que a vida está muito difícil.

Sabes, Amigo, nos dias grandes,
os meus pais, depois do trabalho, ainda vão para o campo.
Diz o meu pai que é para termos a mesa farta.
Eu também vou com eles e faço alguns trabalhos mais levezinhos.
Bem gostava de ficar a jogar à bola, a ver televisão, ir para a piscina,
jogar na Internet... Ah! Eu não tenho Internet nem consola...

Mas tenho uns pais bué de fixes! Falam muito comigo,
dão-me atenção, brincam comigo, explicam-me as coisas...
Tu bem sabes, Amiguito, que não os trocaria por outros
que me pudessem dar tudo o que nunca tive
e que os meus colegas têm.

Olha, Jesus, agora tenho que te deixar.
Sabes, o mano mais novo é um chato
e está ali a pedir que o vá ajudar nos trabalho de casa.
Eu gosto bué dele, mas gostava de ter um quarto só para mim.
Assim até poderia falar mais contigo sem ele me chatear.

Ah! Desculpa, Amigo, já me esquecia...
O bem que fazemos aos outros, é a ti que o fazemos.
Então também é a Ti que vou ajudar a fazer os TPCs.
Até amanhã, Jesus.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.