segunda-feira, 21 de julho de 2014

Artista sem braços e sem pernas

Conh
Blanca Zuly Sanguino é da Colômbia e nasceu com focomélia, uma doença congénita que lhe afectou todos os quatro membros, que nasceram malformados e sem mãos e pés.
Quando nasceu, os médicos informaram sua mãe, Guillermina, que Zuly teria que ficar deitada o tempo todo pelo resto de sua vida. Apesar da sua pobreza e condições de vida terríveis – eles viviam em barracas de chão de terra batida –, Guillermina não desistiu de sua filha: ensinou a pequena Zuly em primeiro lugar a sentar-se e depois a caminhar por conta própria, sem apoio externo.
Hoje com 24 anos, esta colombiana é capaz de fazer uma vida tão normal quanto qualquer outra mocinha da sua idade: ela lava-se e veste-se sozinha, faz comida, varre e limpa a casa, usa o computador e o telefone e muitas outras coisas. Ela também é uma ambientalista: todas as semanas ela dá uma volta ao seu bairro com seus irmãos e amigos, recolhendo o lixo e mantendo sua comunidade limpa. Nos seus tempos livres, ela também ajuda a cuidar de seus irmãos e de outras crianças da vizinhança.
Mas o que realmente chama a atenção é o facto de que Zuly é uma pintora artística de mérito. Seus métodos podem ser poucos convencionais, mas sua arte está a par de qualquer outro artista profissional. Suas pinturas são principalmente centradas em torno dos temas de que ela é realmente apaixonada: a natureza e o meio ambiente.
A vida desta jovem é uma inspiração para o mundo, especialmente para os jovens que estão lutando com a depressão. Sua história e seu trabalho tornaram-se conhecidos e ela é convidada muitas vezes a dar palestras em escolas e igrejas para motivar as pessoas a lutarem contra as adversidades.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.