sábado, 16 de agosto de 2014

Onde fica Deus na Praia?


A praia atrai tudo. Comércio de todo o tipo, bares, restaurantes, música, etc.
Parece que só Deus não tem lugar na praia...
Milhares e milhares de pessoas. Ausência de sinais da presença de Deus.
Não conheço a dinâmica pastoral da Diocese algarvia. Mas reconheço que algo deveria ser feito. Afinal Deus tem direito a que O mostrem na praia!
Em dioceses como Aveiro, têm-se multiplicado nos últimos anos gestos, ações e eventos de cariz cristão junto das praias. Julgo que o exemplo deveria ser seguido.
Sei dos limites de qualquer Igreja Local para acorrer a tantos locais de turismo que arrastam  milhares e milhares de pessoas. Não me é difícil compreender as dificuldades com que a Igreja algarvia se defronta, mormente a nível de agentes pastorais.
Mas não deveria a Igreja portuguesa conjugar esforços para apoiar as dioceses que recebem no Verão tanta gente e não têm capacidade de resposta? Não seria um ótimo meio de exercer a comunhão das Igrejas?
As ordens religiosas, os movimentos laicais, mormente juvenis, não poderiam apoiar? Por exemplo, não poderiam as dioceses do interior assumir a dinamização pastoral de um conjunto de praias? Não poderiam as muitas ordens religiosas chamar a si a dinamização pastoral de espaços turisticamente mais concorridos?
Não poderia Aveiro ser exemplo para outras dioceses?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.