quinta-feira, 12 de março de 2015

15 de março: 4º DOMINGO DA QUARESMA - Ano B

A Salvação é um dom de Deus:
a salvação, presente de Deus, chega a nós mediante a fé
em, por e com Cristo... 

 Leituras: aqui
 

4º Domingo da Quaresma

Símbolo da Quaresma: Um coração sobre a Cruz, com estas palavras dentro: Chamados a ser família segundo o coração  de Deus
Símbolo do 4º domingo: bastão
 Momento de intervenção:
   
1º Leitor: O rei da Pérsia, Ciro, disse aos judeus exilados: “Quem de entre vós fizer parte do seu povo ponha-se a caminho e que Deus esteja com ele».
3º Leitor: A Quaresma é uma caminhada. Caminhar de mão dada com Deus, caminhar seguindo Jesus.
4º Leitor: Mas para o seguirmos precisamos de escutar a Sua voz.
 5ª Leitor: O tema da escuta é recorrente no ensino do Papa Francisco... Ele diz-nos que "necessitamos de ouvir em cada Quaresma o grito dos profetas que levantam a sua voz e nos despertam". E ainda: "A Quaresma é um tempo propício para nos deixarmos servir por Cristo e assim chegarmos a ser como Ele. Isto sucede quando escutamos a Palavra de Deus".
 6º Leitor: Viver como Igreja em saída, uma Igreja que caminha, que assume a sua natureza missionária.
Diz o Papa que a Igreja em saída atualiza-se nas comunidades e paróquias. Na Igreja local estamos chamados a viver a alegria da vitória de Cristo ressuscitado, a qual nos permite "superar tantas formas de indiferença e de dureza de coração". Só assim faremos o nosso coração semelhante ao de Cristo, que é "forte e misericordioso, vigilante e generoso".
Todos: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Quem Me segue não anda nas trevas.
2º Leitor: Na 2ª leitura, São Paulo diz: “É pela graça que fostes salvos, por meio da fé. A salvação não vem de vós: é dom de Deus.”
3º Leitor: A salvação é dom e oferta gratuita de Deus. O Senhor salva-nos porque nos tem amor.
4º Leitor: E as nossas famílias não precisarão de acolher a salvação que Deus lhes oferece? Não são o dinheiro, nem as novas tecnologias, nem o gozar a vida, nem o egoísmo que podem salvar as famílias…
Todos: FAMÍLIA: CHAMADOS A VIVER  A SALVAÇÃO DE DEUS.
2º Leitor: Guardemos no centro do coração esta boa notícia que Jesus nos dá no Evangelho: “Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.”
5ª Leitor: Deus não é indiferente. Deus não se fecha em Si mesmo. Deus vem ao encontro de cada um de nós para nos salvar. Porque nos ama.
Todos: Salvos por Cristo, caminhemos com Ele, escutando-O e levando-O às periferias humanas.
1º Leitor: Hoje vamos colocar junto ao símbolo da Quaresma um bastão, que significa a nossa condição de caminhantes e a presença amiga de Deus na nossa caminhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.