domingo, 20 de setembro de 2015

CONSELHO ECONÓMICO: convívio, reflexão e oração






Havia sido combinado entre todos para o 3º domingo de setembro. Por isso, teve lugar hoje o encontro dos comissários e suas famílias em Santa Helena.
Quase todos os comissários estiveram presentes. De todos nos recordámos com amizade.
Ao longo da manhã as pessoas foram chegando à Serra e o almoço foi sendo preparado. A refeição correu com simplicidade, naturalidade e espírito de amizade.
Após o cafezinho, os conselheiros reuniram para tratar de assuntos relativos ao seu pelouro de acção (obras e situação económica), analisaram situações pendentes e projetaram atividades.
CENTRO PAROQUIAL
Estiveram sobre a messa e foram analisadas questões como o aquecimento do edifício, o tipo de pavimenta a utilizar, a questão dos envidraçados, o isolamento da placa, o teto falso, os muros que limitam o espaço, informações relativas aos gastos e ofertas para a obra....
Saíram propostas aprovadas pelos presentes para serem apresentadas ao responsável técnico pela obra.
Nestas coisas, e ainda mais tratando-se de um obra que é de todos, a decisão ténica tem que prevalecer.
SANTA HELENA
Em relação à festa de Santa Helena, foi opinião geral que tudo correu bem, tanto a novena como a festa.
Também as contas da última festa de Santa Helena foram dadas a conhecer.  A receita desta ano foi inferior à do ano passado em 1400 euros!
Foi recordada a promessa feita no dia da festa. Para o ano, as pessoas que transportarem as alfaias sagradas e os andores ficarão à sombra durante a Eucaristia.
IGREJA PAROQUIAL
"Não se pode ter Sol na eira e chuva no naval."  A nossa belíssima Igreja Matriz está a precisar de obras de restauro no sei interior. Mas enquanto decorreram os trabalhos de construção do Centro Paroquial, que "come" tudo e mais alguma coisa, tem que aguardar. Não pode ser por muito tempo, mas terá que esperar um bocadinho.
A iluminação é que tem que ser já substituída. Além de absoleta, tem custos muito elevados. Pensa-se que o que se vai gastar na sua substituição possa ser reembolsado num ano com a poupança na luz.
PASSEIO
Enquanto os comissários reuniam,  as suas famílias, continuaram o convívio e passearam pela Serra, que o tempo estava ótimo. A Serra, nestas ocasiões, é o melhor remédio para o corpo e para o espírito.
ORAÇÃO
Era o 3º domingo do mês, dia de Missam Santa Helena que teve lugar após a recitação do terço.
O Evangelho convidou-nos a acolher a sabedoria de Deus que se revela no serviço. O mais importante só pode ser o que melhor serve.
SER CONSELHO ECONÓMICO
Ser conselho económico não é só a mesma coisa que ser direcção de uma associação qualquer. É preciso ter em conta os valores do Evangelho e as orientações da Igreja.
Foi muito agradável este encontro de voluntários e suas famílias. É que nestes convívios, estreitam-se laços de amizade, compreensão, aprofundamento do mútuo conhecimento e fortalece-se a vontade de ir sempre mais além.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.