segunda-feira, 26 de outubro de 2015

"Casa de Meu Pai"... O que é isso?


- Confesso que não entendi muito bem  o lema do Plano Pastoral "IDE E FAZEI DA CASA DE MEU PAI, CASA DE ORAÇÃO E DE MISERICÓRDIA!...
- Então?
- Por exemplo, que é isso de "Casa de Meu Pai"? Será a Igreja Paroquial? Será a Catedral? Será a casa de cada família?
- Convido-te a cantares comigo aquele cântico: "Nós somos as pedras vivas do templo do Senhor..."
- Por acaso conheço. Então vamos lá.
- E agora? Já te surgiu alguma luz?
- Pedras vivas... Templo do Senhor... Casa... Penso que sim. As pedras vivas somos nós, os batizados; casa, templo... somos... Ah! Penso que se refere à Igreja...
- Exatamente. É isso mesmo. A Igreja é a comunidade, a família, o povo das pessoas que acreditam em Jesus Cristo e n'Ele são batizadas. Cada pessoa é, assim, uma pedra viva.
- "Casa de oração". Bem ... rezar. Não é só dizer o Pai Nosso e a Avé Maria, pois não?
- Há experiências diversificadas de oração (métodos, conteúdos, forma).
 Oração relacionada com a piedade popular, como o Terço, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Procissões que interessa valorizar porque fazem parte do coração crente do povo.
 Oração pessoal em que cada pessoa se relaciona com Deus, escutando-O e falando-Lhe. Como cada pessoa é diferente das outras pessoas, neste tipo de oração exprime-se a individualidade do orante na forma, no conteúdo, no método. A pessoa dirige-se a Deus como se sentir melhor.
 Oração familiar, sentindo que "família que reza unida, permanece unida".
Liturgia das Horas (aquilo a que antigamente chamavam o Breviário). É a oração oficial da Igreja. E não é só para sacerdotes e religiosos. É para todo o povo de Deus . Em muitas paróquia faz-se esta experiência com agrado das pessoas.
Oração litúrgica,  como a Eucaristia, fonte e cume de toda a vida da Igreja. Aqui é importante relevar os diversos serviços litúrgicos: leitores, acólitos, coral, arranjo do espaço... tudo, para que toda a comunidade viva o louvor do Senhor e O acolha como dom.
Lectio divina  com a meditação  de leituras bíblicas  e salmos da Bíblia. No fundo, rezar com a Palavra de deus.
- Pronto, já tenho uma ideia de oração que, afinal, é muito mais do que pensava. E ainda bem! Mas "Misericórdia".... Será que tenho uma ideia correta? É que quando ouço essa palavra lembro-me de meu avô...
- Ai sim? Então conta lá.
- O meu avô é uma pessoa bem disposta, sorridente e com um olhar profundo, tão sereno que me cativa. Tem sempre um gesto ou uma palavra para incentivar, apoiar, reforçar. Sinto que para ele eu sou importante.
Quando faço asneiras, não grita, não berra, não ameaça. Acolhe-me e fala comigo. Diz-me que me quer muito, fala-me da sua experiência. Cativa-me e eu sinto-me tão à-vontade com ele que não sinto nenhuma resistência em admitir o meu erro. Depois incentiva-me a melhorar e diz-me que posso contar sempre com a sua ajuda, com a sua presença. Ensina-me que sou eu quem tem na mão o volante do carro da minha vida. Ele só pode ajudar. O mais importante tenho que ser eu decidir e a realizar. Quando saio de ao pé dele, sinto uma fantástica paz na alma que me estimula a caminhar, a confiar em mim, na certeza que nunca estou só.
- É isso mesmo. Agora eleva as atitudes do teu avô ao grau máximo e terás a Misericórdia de Deus Pai.  Sabes o que Jesus nos ensina do Pai do Céu?
- Gostava de saber.
- "Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso."
- Então Deus é o Pai misericordioso?
- Ora, nem mais.
- Isso consola. O problema é o que Jesus nos propõe....
- Então?
- "Sede misericordiosos."!
- Saber que temos um Deus que é misericórdia é ótimo. Mas o desafio de Cristo é belo, desafiante, personalizante. Ser misericordiosos para com os outros como o Pai o é para connosco. De tal maneira que, neste caso, possamos ouvir dizer de cada um de nós: "Tal Pai, tal filho".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.