sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Inédito. Papa abre “porta santa da caridade” num albergue para pobres

É mais uma novidade do Papa Francisco. Pela primeira vez num Jubileu, as “portas santas” não são só nas igrejas ou santuários, como é habitual, mas também em estruturas de acolhimento para os mais desfavorecidos.
Francisco autorizou que, em certos locais, sobretudo em contextos de sofrimento, possa haver uma “porta santa” para ajudar a tomar consciência do pecado, do perdão e da misericórdia.

Francisco abre “Porta Santa da Caridade” no albergue da Cáritas romana / Foto: Reprodução CTV

Jesus está na humildade, reiterou o Papa Francisco nesta sexta-feira, 18, ao abrir a “Porta Santa da Caridade” em um albergue da Cáritas em Roma, onde também celebrou a Santa Missa.
Fica aberta a todos os peregrinos com os mesmos privilégios e condições para indulgência plenária como a da Basílica de São Pedro ou de qualquer outra igreja.
Na homilia, Francisco lembrou que Deus vem trazer a salvação e, ao enviar o Seu Filho, não escolheu o luxo, não quis por mãe uma princesa, mas fez tudo muito simples, praticamente escondido. “Assim é Deus entre nós. Se você quer encontrar Deus, procure-O na humildade, procure-O na pobreza, procure-O onde Ele está escondido, nos necessitados, nos mais necessitados, nos doentes, nos famintos, nos presos”.
“O amor de Jesus é grande, por isso, ao abrir essa Porta Santa, eu gostaria que o Espírito Santo abrisse o coração de todos os romanos e os fizesse ver qual é o caminho da salvação. Não há luxo, não há o caminho das grandes riquezas, não há o caminho do poder, mas o caminho da humildade”, afirmou.
Ao abrir a Porta Santa no albergue, Francisco fez dois pedidos: que também sejam abertas as portas do coração das pessoas e que elas entendam que o caminho da vaidade e do orgulho não são caminhos de salvação. Para aproximar-se dessas graças concedidas por Deus, finalizou, é preciso aproximar-se justamente dos descartados pela sociedade.
A cerimônia presidida pelo Santo Padre hoje foi o primeiro dos gestos simbólicos que Francisco deve realizar às sextas-feiras durante o Jubileu da Misericórdia.
Fonte: aqui





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.