sábado, 27 de fevereiro de 2016

Festa da Catequese 2016

Para uma paróquia do interior - embora seja a sede do concelho - o número de crianças é interessante. Temos cerca de 350 catequizandos do 1º ao 10º ano. Quando se sente a natalidade - inverno em tantas e tantas freguesias deste interior, tão pouco zelado pelo poder central - não podemos deixar de nos sentir contentes com as crianças que ainda vamos tendo. Graças a Deus!
Hoje gostei da festa da catequese. Pela presença de muitos pais e amigos das crianças. Sobretudo, pelo trabalho realizado pelas crianças e jovens. Um aplauso para eles do tamanho da Serra de Santa Helena! Senti-os a viver profundamente o momento, dentro das várias tarefas que desempenharam.
É justa uma palavra de enorme apreço pelo trabalho, dedicação, persistência dos catequistas. Muitos parabéns! São fantásticos!
Acrescento que os apresentadores estiveram à altura das circunstâncias. Felicito-os por isso.
Um bem-haja à Câmara Municipal pelo espaço gratuitamente cedido e aos seus funcionários pela forma como colaboraram.
A seguir à Eucaristia, foi projetado um pequeno filme em homenagem à catequista D. Guida, recentemente falecida, e que mereceu uma forte ovação de quem estava naquele espaço.

Ficou-me no coração a vivência das representações  em que se salientava a MISERICÓRDIA,  sob o lemaIDE E FAZEI DA CASA DE MEU PAI, CASA DE ORAÇÃO E DE MISERICÓRDIA”
 As 14 obras de Misericórdia, a Misericórdia de Deus,  a vivência fraterna da Misericórdia, a ausência da Misericórdia em tantas situações diárias, a beleza do mútuo acolhimento, o perdão, a abertura aos outros e ao mundo... Tudo passou naquele palco pela bela atuação dos mais novos.
Através de  representações, cânticos, textos, mensagens bíblicas dramatizadas, gravações, power point,  os catequizandos ofereceram ao público a beleza e o encanto da Misericórdia, com o apelo "Misericordiosos como o Pai".
Gostei de ver o público concentrado durante as atuações. É mesmo bom ver as pessoas contentes! E olhem que há gente nova com muito jeito mesmo para a representação! 5 estrelas.
 
 
 
 
 
 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.