sexta-feira, 15 de abril de 2016

Preparação próxima para as Festas da Catequese


Reuniu hoje o Grupo de Catequistas desta comunidade paroquial.  Desta reunião, ressaltamos:
  1. Profissão de Fé, em 26 de maio, às 11 horas
    - De 11 a 25 de maio, na Igreja Paroquial, às 18.30h, haverá catequese e ensaios para TODOS os catequizandos que vão fazer a Profissão de Fé
    - Em 25 de maio, serão as confissões para os catequizandos e seus pais, às 18h
  2. 1ª Comunhão, 5 de junho, às 11 horas
    - De 30 de maio a 4 de junho, na Igreja Paroquial, às 18.30h, haverá catequese e ensaios para TODOS os catequizandos que vão fazer a 1ª Comunhão
    - Em 4 de junho, serão as confissões para os catequizandos da 1ª Comunhão e seus pais, às 15h
  3.  Reunião de Pais em 22 de maio às 15h . Para os pais dos catequizandos que vão fazer a 1ª Comunhão e a Profissão de Fé
  4. Os catequizandos do 6º ano que o desejem participarão na Peregrinação das Crianças a Fátima em 9 e 10 de junho. Os pais precisam de os autorizar por escrito.
  5. O Encerramento da catequese será em 11 de junho.
  6. O encontro final de catequistas para análise do ano catequética terá lugar na Senhora da Lapa, na tarde de 26 de junho.
  7. O Crisma ficará adiado para a altura em que se fizer a inauguração do Centro Paroquial, lá para o fim do ano. Os crismandos terminam a sua preparação em 11 de junho. Depois terão a preparação próxima para a sua festa na altura em que esta se realizar. Depende do andamento das obras e da disponibilidade do senhor Bispo.
         9. Outros assuntos:
- A Festa da Catequese, em fevereiro, correu bem. Terá que haver no futuro mais algum tempo entre atuações dos grupos, para melhor organizar as cenas.
- Ficou no ar outra proposta para a Festa da Catequese no próximo ano, diferente na modalidade e no tempo de realização. Oportunamente o Grupo analisá-la-á.
- Na Via Sacra pelos povos, a participação dos catequizandos foi positiva, tendo alguns grupos excedido as expectativas.
- É conveniente que, após a catequese e antes da Eucaristia, haja um tempinho para os miúdos brincarem no adro.
- Serão necessários mais catequistas, já que o trabalho de equipa enriquece e apoia.
- A catequese é chamada a ser um espaço de acolhimento. Acolher não condiz com “baldismo”.  Se o jovem que vai fazer o Crisma faltou repetidas vezes, terá depois que acarretar com as consequências e ter um tempo de recuperação. Falou-se numa “bolsa de catequistas” para este serviço.
- Os catequistas devem sistematicamente marcar as faltas e advertir os catequizandos e seus pais para as consequências, uniformizar critérios no tocante a justificações.
- O nosso Mestre, fonte e guia é Jesus Cristo, o rosto misericordioso do Pai. No grupo de catequistas o acolhimento, a entreajuda, a solidariedade, o respeito pela ação de cada um e a amizade devem ser o “pão nosso de cada dia”.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.