quarta-feira, 4 de maio de 2016

50º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS


A Igreja celebra em 8 de maio o Dia das Comunicações Sociais e o Papa mais uma vez publicou uma Carta Pastoral para nos ajudar a reflectir o tema proposto para este ano: "Comunicação e Misericórdia – um encontro fecundo".
A escolha deste tema foi naturalmente determinada pelo Jubileu extraordinário da Misericórdia e sem dúvida, o Santo Padre deseja que o Dia Mundial das Comunicações Sociais nos ofereça uma ocasião propícia para reflectir sobre as sinergias profundas entre comunicação e misericórdia.
O Tema evidencia que uma boa comunicação pode abrir um espaço para o diálogo, para uma compreensão recíproca e a reconciliação, permitindo que desta maneira brotem encontros humanos fecundos. Num tempo em que a nossa atenção tantas vezes se volta para os encontros e desencontros que a comunicação social provoca e estimula, este tema quer concentrar-se sobre o poder das palavras e dos gestos para superar as incompreensões, para curar as memórias, para construir a paz e a harmonia.
Mais uma vez o Papa Francisco nos quer ajudar a descobrir que no coração da comunicação existe, antes de tudo, uma profunda dimensão humana. Comunicação que não é somente uma "actual ou moderna tecnologia, mas uma profunda relação interpessoal".
As redes sociais, hoje tão em voga, devem ser usadas para aproximar as pessoas e não para as desunir, para ajudar a construir fraternidade e paz e não um ambiente de guerrilha e provocação. Não gosto nada de ver que o que as pessoas mais partilham são frases ou pensamentos de desconfiança nos outros ou de factos negativos.

Comuniquemos o que edifica e constrói um mundo melhor!
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.