sexta-feira, 10 de junho de 2016

Portugal: Papa recorda importância da misericórdia em mensagem para o Congresso Eucarístico Nacional


O Papa Francisco deseja que o IV Congresso Eucarístico Nacional que começa hoje em Fátima seja uma oportunidade de reflexão sobre a importância da misericórdia, num mundo marcado pelo “antropocentrismo desordenado”.
“Nesta nossa época, em que um antropocentrismo desordenado gera um estilo de vida desordenado, não deveria surpreender que, juntamente com a omnipresença do paradigma tecnocrático se adore o poder humano sem limites”, refere a carta de nomeação do enviado especial para o evento, citando a encíclica ‘Laudato Si’.
Francisco escreve que, perante este cenário, “os homens têm necessidade da adoração verdadeira e humilde, feita diante do Santíssimo Sacramento”.
O representante do Papa neste IV Congresso Eucarístico Nacional é o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (Santa Sé), cardeal João Braz de Aviz, natural do Brasil.
O pontífice argentino designou ainda como membros da Missão Pontifícia o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa.
“Aos homens, atribulados por tantas e tão grandes angústias, a Igreja mostra continuamente o caminho da salvação e oferece às almas o pão delicioso e a bebida salutar, remédio da imortalidade, instituído pelo Senhor Jesus na Última Ceia”, refere Francisco.
O Papa elogia a decisão de promover este congresso, cujo tema é ‘Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia’, como forma de preparar “um acontecimento da maior importância”, isto é, “a comemoração dos cem anos das aparições da Rainha da Paz, em Fátima”.
“Imploremos a misericórdia divina para os homens deste nosso século”, pede.
Francisco apela a um “culto constante da Eucaristia” e faz votos de que o congresso deixe “frutos abundantes”.
A mensagem conclui-se com a Bênção Apostólica para todos os participantes.
O Congresso Eucarístico Nacional decorre até domingo, no Centro Paulo VI, e vai ser transmitido online.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.