quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O Dia de Nossa Senhora das Dores celebra-se a 15 de setembro


Neste dia recordam-se as dores que Santa Maria, Mãe de Jesus, sofreu pela morte de seu Filho e o Seu amor redentor, que leva a uma nova vida.
 
Esta devoção tem origem na bíblia, onde se encontram as sete dores de Maria:
* a profecia de Simeão;
* a fuga para o Egito;
* a perda de Jesus no templo;
* ver Jesus a carregar a cruz;
* a crucificação;
* Maria recebe o cadáver de seu filho;
* o enterro e sepulcro de Cristo.
Assim, Nossa Senhora das Dores é representada com sete lanças no coração.


Como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas porque  pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Desta forma, Maria, imagem da Igreja, aponta para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas sim, oblação de si para uma civilização do Amor.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!


ORAÇÃO


Nossa Senhora das Dores, eu vos apresento todas as minhas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e sofrimentos.
Ó Mãe das dores e rainha dos mártires, que tanto sofrestes ao ver Vosso Filho flagelado, escarnecido e morto para me salvar, acolhei minhas preces.
Mãe amável, concedei-me uma verdadeira contrição dos meus pecados e uma sincera mudança de vida.
Nossa Senhora das Dores, que estivestes presente no calvário de Nosso Senhor Jesus Cristo, que estejais também presente nos meus calvários.
Por piedade, ó advogada dos pecadores, não deixeis de amparar a minha alma na aflição e no combate espiritual que a todo momento estou sujeito a travar.
Nossa Senhora das Dores, quando as dores vierem e os sofrimentos chegarem, não me deixeis desanimar.
Mãe das dores envolvei-me no vosso sagrado manto e ajudai-me a passar pelo vale de lágrimas.
Amen

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.