terça-feira, 4 de outubro de 2016

Papa pede aos jornalistas «respeito pela verdade» e «forte sentido ético»


O Papa Francisco convidou os católicos de todo o mundo a rezar pelos jornalistas, para que o seu trabalho seja marcado pelo “amor à verdade” e “sentido ético”.
A intenção é dirigida à Rede Mundial de Oração do Papa, um movimento do Apostolado da Oração (AO), e foi apresentada hoje no ‘Vídeo do Papa’, onde a mensagem de Francisco é acompanhada de imagens de redações e de profissionais da Comunicação Social.
“Precisamos de informação que leve ao compromisso com o bem da humanidade e do planeta”, diz o pontífice argentino, em espanhol.
A intervenção começa com uma pergunta, que o Papa diz colocar várias vezes a si mesmo: “Como é que os meios de comunicação se podem colocar ao serviço de uma cultura do encontro?”.
“Une-te a mim neste pedido: para que os jornalistas, no desempenho da sua profissão, sejam sempre animados pelo respeito pela verdade e por um forte sentido ético”, apela Francisco, numa intervenção divulgada no YouTube e nas redes sociais.
A iniciativa o ‘vídeo do Papa’ com as intenções mensais do pontífice começou em janeiro de 2016.
De acordo com o AO, organização ligada aos Jesuítas, estima-se que façam parte da Rede Mundial de Oração do Papa mais de 30 milhões de pessoas, em dez idiomas, incluindo o português.
‘O Vídeo do Papa’ foi idealizado e realizado pela agência La Machi, Consultora de Comunicação para Boas Causas, e conta com o apoio do AO-Portugal.
Todos os meses, o Papa confia duas intenções de oração: uma universal, com temáticas que apelam “a todos os homens e mulheres de boa vontade”; e outra pela evangelização, mais centrada na vida da Igreja e na sua missão.
O vídeo de outubro conclui-se com Francisco a perguntar “ajudas-me a difundir esta intenção?” e vários jornalistas a responder ‘sim’.
Agência Ecclesia
Evangelização
Além da “intenção Universal”, o Papa pede ao Apostolado da Oração e a toda a Igreja no mundo para rezar também por intenção da “Evangelização”: “Para que a Jornada Missionária Mundial renove em todas as comunidades cristãs a alegria e a responsabilidade de anunciar o Evangelho”.
O Dia Mundial das Missões, que será celebrado no quarto domingo deste mês de outubro, tem o intuito de despertar, em cada cristão, a paixão e o zelo de levar o Evangelho ao mundo inteiro. 
Com efeito, na sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões, Papa Francisco diz: “Não nos deixemos roubar a alegria da evangelização! Convido-lhes a mergulhar na alegria do Evangelho e nutrir um amor capaz de iluminar a sua vocação e missão. 
“A Maria, modelo de uma evangelização humilde e jubilosa, escreveu ainda Francisco, elevemos a nossa oração, para que a Igreja se torne uma Casa para muitos, uma Mãe para todos os povos e possibilite o nascimento de um mundo novo”. Assim, com o Papa, sejamos missionários da paz, da esperança e da alegria.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.