segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Faleceu D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto

O bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, faleceu esta segunda-feira pelas 09h30, aos 69 anos, vítima de enfarte agudo do miocárdio, na Casa Episcopal do Porto, onde residia.
"Cumpre-nos o dever de comunicar, com enorme pesar, a toda a Diocese do Porto que faleceu hoje, dia 11 de Setembro na Casa Episcopal, o Senhor D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto", refere a nota.
O corpo bispo do Porto vai estar em câmara ardente a partir das 17h00 de hoje e as exéquias solenes celebram-se no dia 13 de setembro, às 15h00, na Catedral do Porto.
A Sé vai estar aberta a partir das 09h00 e fecha portas às 24h00. ((Agência Ecclesia)

D. António Couto sobre a morte de D. António Francisco dos Santos
O bispo de Lamego, diocese de onde D. António Francisco dos Santos era originário, confessa-se “muito dorido” com a notícia da morte do bispo do Porto.
"São estas coisas intensas que nos dizem que, se calhar, este momento que agora estamos a viver é importante, não apenas porque D. António Francisco nos deixou, mas é importante também para nós percebermos que agora estamos aqui e, daqui a um bocado, podemos não estar. Este momento é decisivo. É absolutamente decisivo”, diz D. António do Couto à Renascença..
“Sinto muito o falecimento do meu irmão no episcopado D. António Francisco. Sei também das dificuldades que ele sentia no exercício do seu ministério. Sempre estive ao lado dele e estou. E é com dor que eu olho para esta situação”, completa.
 
D. António Francisco, um amigo de Tarouca
D. António Francisco dos Santos, enquanto padre e formador no Seminário de Lamego,  foi assistente espiritual das Equipas de Nossa Senhora  desta paróquia, durante anos, deixando nos casais que as integraram uma marca forte, tanto no aspeto humano como cristão.
D. António Francisco presidiu algumas vezes à Festa de Santa Helena em nome do sr. Bispo, D. Américo do Couto Oliveira.
Mostrou sempre interesse por esta comunidade, apoiando, incentivando, orientando.
Recordamos um episódio. D. António era assinante do Sopé da Montanha. Quando foi transferido da diocese de Aveiro para a do Porto, por lapso nosso, deixou de receber o jornal. Certo dia, encontrando-se no Porto com gente de Tarouca, manda um recado: "Mandem-me o jornal que eu pago". Claro que de imediato se resolveu a situação e o mensário começou a bater-lhe à porta.
Era assim D. António. Um amigo desta terra.
Missa de 7º Dia
Na próxima 2ªfeira (de hoje a oito dias), D. António Couto, nosso Bispo, presidirá na Sé de Lamego, pelas 18.30h à Missa de 7º Dia por D. António Francisco.
 
Descanse em paz, bom Amigo!
Junto do Eterno, interceda por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.