sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Como nos comportarmos nos velórios, Missa de Corpo Presente e nos funerais?


-  Ao choro de Marta pela morte do irmão Lázaro, Jesus contrapõe a luz da fé e a esperança no amor mais forte do que a morte: «Eu sou a Ressurreição e a Vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em Mim não morrerá jamais. Acreditas nisto?» (Jo 11,25-26). Eis a pergunta que Jesus repete a cada um de nós todas as vezes que a morte vem arrancar o tecido da vida e dos afetos! Toda a nossa existência se joga aqui, entre a vertente da fé e o precipício do medo. Que grande graça, se no momento da morte guardarmos no coração a pequena chama da fé que as velas acesas nos recordam. Então, Jesus guiar-nos-á pela mão.

- Precisamos de valorizar os gestos de acolhimento, de presença e de proximidade, de oração e de acompanhamento das pessoas, em situações de luto.

- Como estamos a comportarmo-nos nos velórios, Missa de Corpo Presente e nos funerais?  Sabemos acolher quem está a sofrer, sabendo que mais do que palavras são necessários os nossos afetos, a nossa presença amiga,  o nosso respeito pela dor de quem sofre?

- Participamos com respeito nos funerais ou fazemos deles um falatório? Somos caritativos, ajudando e participando ou temos vergonha de levar uma cruz, uma bandeira, uma lanterna?

- Já percebemos que a oração é o expoente máximo da caridade? O que de mais válido, fraterno e caritativo podemos oferecer por quem partiu é a nossa oração! Os nossos velórios são tantas vezes pagãos! Fala-se de tudo, daquilo que nada tem a ver com o momento, mas temos vergonha de rezar!

- Participamos na Missa de Corpo Presente ou ficamos cá fora? Mesmo quem não tem fé, por amizade e solidariedade para com os familiares do defunto, deve entrar e estar respeitosamente. Então, se se trata de um crente que fica cá fora , a atitude é inconcebível e  ofensiva. 

-  Aproveitamos a oportunidade dos velórios e funerais para pensar na nossa vida? Preocupamo-nos em ler a nossa vida à luz da morte? Tomamos consciência que desta vida só levamos o que damos e nunca o que temos?  Abrimos o nosso coração à oferta de salvação que Deus a todos oferece em Jesus Cristo?

- Como encaramos a morte de um ente querido? Com o desespero pagão ou com a luzinha da fé no coração? "Nos braços de Deus te deixamos..."

- Muita gente, quando se refere a uma pessoa falecida, costuma dizer: "Esteja onde estiver". É hoje socialmente correta esta expressão e de bom tom referi-la. Mas será cristã? Não será mais belo dizer, à luz da fé na Ressurreição "Confio que esteja em Deus"?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.