quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Uma Europa que se devora a si mesma

Petição para manter cruz em estátua de João Paulo II já tem 70 mil subscritores
Estátua de João Paulo II, em Ploërmel. Conselho de Estado quer que seja retirada a cruz. Foto: DR
O conselho de Estado francês ordenou que fosse removida uma cruz que integra uma estátua de João Paulo II. A Polónia já se ofereceu para ficar com o monumento.
Pelo menos 70 mil pessoas já assinaram uma petição que visa manter uma cruz na estátua do Papa João Paulo II, numa vila na Bretanha, em França.
A petição, que foi lançada pelo grupo CitizenGo, pede às autoridades que respeitem “as raízes cristâs da Europa”, e deixem ficar a estátua de João Paulo II tal como está, numa praça em Ploërmel, uma pequena vila na Bretanha com cerca de 10 mil habitantes.
O documento é dirigido ao Parlamento Europeu, aos deputados do PPE – o Partido Popular Europeu – e também ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
A ordem para remover a cruz daquela estátua foi dada pelo Conselho de Estado francês, a mais importante instância judicial administrativa do país, por considerar que aquele símbolo religioso “não respeita” as leis em vigor de separação entre Igreja e Estado. Foi dado um prazo de seis meses para que o Executivo local cumpra esta decisão.
Desde que foi inaugurada, em 2006, que a estátua é alvo de protestos. A imagem foi encomendada ao escultor russo Zourab Tsereteli pelo então presidente da autarquia, Paul Anselin, mas um grupo de cidadãos recorreu logo nessa altura para os tribunais, invocando que a estátua com a cruz, colocada num lugar público, violava a lei de 1905 que decreta a separação de poderes entre a Igreja e o Estado francês.
O artigo 28 dessa lei proíbe “erguer ou colocar qualquer sinal ou emblema religioso sobre monumentos públicos ou num espaço público”, com a excepção de “edifícios religiosos, terrenos de sepulturas nos cemitérios, monumentos funerários e museus ou exposições”.
O caso está a indignar parte da opinião pública francesa, e não só. As autoridades da Polónia já se propuseram a “salvar” a estátua, tal como está, levando-a para a terra natal de São João Paulo II.
Para além da petição foram já lançadas outras iniciativas como a que pede às pessoas que mostrem nas redes sociais outras cruzes existentes no espaço público europeu, compartilhando essas fotos com o hashtag #MontreTaCroix (mostra a tua cruz).
A estátua de São João Paulo II tem inscrita a frase que ficou famosa logo após a sua primeira aparição em público quando foi eleito como Papa: “não tenhais medo”.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.