sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

18 Fevereiro 2018 – 1º Domingo do Tempo da Quaresma – Ano B

Leituras: aqui

A caridade é consciência social do mundo
1º Leitor: Desde Quarta-feira de Cinzas até à tarde de Quinta-feira Santa, estamos na QUARESMA. A partir da Missa Vespertina de Quinta-feira Santa, iniciaremos o Tríduo Pascal em que vamos celebrar os Mistérios centrais da nossa Fé, isto é, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Então começamos por desejar a cada pessoa uma santa Quaresma, com o desejo de que, pela conversão pessoal, cada um e todos nós, possamos chegar mais livres e purificados à celebração do Mistério Pascal de Cristo. Assim mais identificados com Ele.
2º Leitor: À luz da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, despertemos em nós uma forte tomada de consciência das implicações pessoais e comunitárias da caridade hoje, e dos caminhos para a sua concretização prática. Assim nos sentiremos próximos de todos nos caminhos da caridade.
3º Leitor: Ao olharmos a nossa vida pessoal e a da comunidade cristã, facilmente nos apercebemos das fragilidades e limitações na prática da caridade.
Jesus no mistério pascal é a expressão máxima da caridade como amor de Deus por nós e em nós, vivido para todos.
Façamos da Quaresma e da Páscoa um tempo forte de conversão que nos ajude à coerência pessoal e comunitária e a rasgar caminhos de esperança na prática da caridade.
Todos: CHAMADOS À CONVERSÃO, NA CARIDADE EM AÇÃO
4º Leitor: A caridade é consciência social do mundo. Se prestarmos atenção ao que se passa por esse mundo fora, concluiremos que a consciência social habita o mundo. Há muitos organismos da sociedade civil que atestam essa consciência social.
1º Leitor: Sim, são vários os organismos da sociedade civil que vivem a caridade como consciência social do mundo. Recordemos apenas a título de exemplo: Médicos sem Fronteiras, Banco Mundial contra a Fome, Liga contra o Cancro,  Ajuda de Berço, organismo da ONU como Conselho de Direitos Humanos, Comissão para a População e Desenvolvimento,  Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. E muitos mais…
2º Leitor: Claro que não podemos esquecer organismos nacionais, locais e paroquiais imbuídos da consciência social da Caridade. Lares, Assistência Social, Cáritas, grupos paroquiais como o GASPTA e muitos mais.
 Todos: CHAMADOS À CONVERSÃO, NA CARIDADE EM AÇÃO
3º Leitor: Então que pela oração mais intensa, pela prática do jejum e da abstinência, caminhemos nesta Quaresma na caridade, convertendo a ela o nosso coração.
4º Leitor: Como símbolo da nossa caminhada Quaresmal, temos a cruz e a escada. A cruz é a expressão máxima da caridade de Deus pelos homens. A escada simboliza toda a nossa ajuda aos outros e todo o nosso louvor a Deus. Precisamos de subir para Deus e descer para os irmãos. Isto é conversão.
Todos: CHAMADOS À CONVERSÃO, NA CARIDADE EM AÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.